Literatura de Izaias Resplandes
Livros, contos e versos, sentimentos e poesias
Textos
Vida abundante
Abundante é aquilo que passa dos limites, que excede, que transborda. A vida dos seres humanos, nunca foi tão prolongada, embora antigamente, no tempo dos patriarcas, eles tinham uma vida mais longa. Abraão morreu com 175 anos de idade (Gn 25:7) e sua mulher Sara aos 127 anos (Gn 23:1); Isaque morreu aos 180 anos (Gn 35:28), Jacó aos 147 anos (Gn 47:28), Moisés aos 120 anos (Dt 34:7) e Josué aos 110 anos (Js 24:29). “A duração da vida humana é calculada em 70 anos, ou quando muito, 80, conforme a robustez física, como diz a oração de Moisés no Sl 90:10. Davi morreu com 70 anos (2 Sm 5:4; 1 Rs 2:11). É certo que algumas pessoas de hoje vivem mais de 80 anos, mas a maioria delas, não vivem uma vida feliz, pois dependem completamente de outras pessoas para as suas necessidades. Muitos terminam os seus dias em Abrigo de Velhos. A Associação Garimpeira, em Poxoréo, é um triste exemplo de como vivem as pessoas idosas e sem recursos para sustentar a sua velhice. Elas são praticamente abandonadas ali, à sua própria sorte.
Mas, apesar das dificuldades que se tem para viver na velhice, ninguém deseja morrer cedo. As pessoas fazem ginástica, caminhadas, tomam vitaminas e outros remédios, estabelecem um regime alimentar severo e etc., com o objetivo de prolongar a vida. O sonho de vida longa é praticamente geral. E no contexto deste assunto, surge o Senhor Jesus Cristo, prometendo VIDA ABUNDANTE, o que vem de encontro com as aspirações e expectativas da humanidade. Surge, no entanto, uma questão de entendimento entre a vida que os homens desejam e a vida eterna que o Senhor Jesus oferece.
Os homens desejam uma longa vida neste mundo. E a vida eterna que Jesus oferece não é neste mundo. Jesus oferece vida eterna a todo o que desejar viver com Ele em seu reino. E o seu reino não é deste mundo. Jo 18:36. Este mundo é o reino de Satanás. Esse é o príncipe deste mundo. Mt 4:8-9; Jo 12:31; 14:30; 16:11.  Nesse texto de Jo 12:31 nós temos a informação de que “chegou o momento de ser julgado este mundo” e também o seu príncipe. É bom que saibamos que este mundo está reservado para ser consumido por fogo ardente. 2 Pe 3:7. Há uma necessidade urgente de que todos nós deixemos este mundo, para nos salvarmos da destruição.  É muito bom lembrarmos de que este mundo já foi destruído uma vez por afogamento. 2 Pe 3:5-6; Gn 7:11, 21-23.  E agora este mundo será novamente destruído. E como nos dias de Noé houve salvação, também agora existe salvação. Naqueles dias a salvação foi pela arca. Hoje a salvação é por meio de Jesus Cristo. At 4:12. Não há outro meio de nos salvarmos da destruição. Só Jesus pode nos garantir a vida, porque Ele é o Senhor da Vida. Jo 14:6.
Essa é a realidade. Há muita gente querendo construir impérios aqui neste mundo. E de que adiantarão esses impérios, se tudo será destruído pelo fogo. A nossa preocupação, queridos, não deve ser em nos prendermos a este mundo condenado, mas em nos salvarmos deste mundo. O Reino de Satanás está com os dias contados. Em breve será destruído. É necessário que nos mudemos para o Reino do Senhor Jesus e que ali construamos os nossos sonhos e coloquemos os nossos interesses. Lc 12:29-34.
Quando se aproximava os dias de sua morte, Jesus disse aos seus discípulos uma palavra de conforto. Ele dizia que estava indo para o Pai, mas que ele voltaria outra vez para buscá-los. Que palavra maravilhosa é essa. Vamos lê-la em Jo 14:1-3. Hoje, queridos, pela graça e pela misericórdia de Deus, que nos enviou o Salvador, nós temos a vida eterna. Jo 3:16; 5:24. Hoje o nosso reino, o nosso País, a nossa Pátria, já não é mais aqui neste mundo. Aqui somos estrangeiros. 1 Pe 2:11; Fp 3:20. Jesus, em sua oração final em favor de seus discípulos, lembrou muito bem esta questão. Jo 17:6-16.
Assim encerramos esta palavra de hoje, convidando você dar crédito à Palavra de Deus ( Jo 17:7-8). Jesus roga por você a partir daí. Veja-se que ele diz claramente que não roga pelos que são deste mundo (Jo 17:9), mas pelos crentes. Hoje você tem uma oportunidade de se tornar um crente, um servo do Rei Jesus, um cidadão do Reino dos Céus, um salvo deste mundo condenado e perdido. E o meu apelo é para que você não rejeite este convite e esta oportunidade, mas que entregue a sua vida a Jesus hoje mesmo, porque amanhã pode ser muito tarde e você poderá não ter de nova esta oportunidade. Que Deus, em Cristo Jesus, nos abençoe. Amém!

Poxoréo, em 16 de fevereiro de 1997.
Prof Izaias Resplandes
Enviado por Prof Izaias Resplandes em 05/08/2008
Comentários